fundo-topo-faq.jpg

 FAQ 

Perguntas Frequentes

QUEM SOMOS

O que somos


A Vigicred é uma fintech especializada em crédito consignado para profissionais da iniciativa privada.




O que fazemos


Através de convênios e parcerias com as empresas privadas, proporcionamos o acesso ao crédito de forma ágil, descomplicada, transparente e segura aos colaboradores. Porém, a Vigicred não é um banco. Atuamos como correspondente por meio de financeiras parceiras, oferecendo as melhores soluções em crédito para os funcionários.




Onde estamos


Nossa sede está localizada na cidade de Porto Alegre – RS. No entanto, por ser uma fintech, nossa atuação se estende por todo o território nacional. Estamos presentes em diversos canais digitais, sempre buscando aperfeiçoamento em nossas soluções.




Produtos e Serviços


Atuamos exclusivamente com o fornecimento de crédito consignado aos colaboradores da iniciativa privada, oferecendo menores taxas de juros e maiores condições de pagamento.

Para as empresas: assessoramos na operacionalização do benefício aos colaboradores, além de criar ações em conjunto fomentando a educação financeira.




Canais de Contato


Estamos presentes nos mais diversos canais digitais, sempre prontos para sanar sua dúvida ou ouvir sua sugestão. Caso você queira fazer uma simulação ou precise esclarecer algum item do seu contrato, pode nos chamar através do WhatsApp (51) 99154-6868 ou do e-mail atendimento@vigicred.com.br.

Caso sua empresa ainda não seja uma parceira Vigicred, é possível solicitar maiores informações através do e-mail comercial@vigicred.com.br .

Além disso, seja qual for o assunto, a sessão Fale Conosco do nosso site está disponível 24 horas por dia.

Também estamos presentes no Facebook (https://www.facebook.com/Vigicred), no Instagram (@vigicred) e no Linkedin (https://www.linkedin.com/company/vigicred/).




Segurança e proteção de dados


A Vigicred respeita a privacidade e segurança digital dos seus clientes parceiros. Além disso, zelamos pela integridade dos dados fornecidos e das operações realizadas. Em razão da Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD”), trazemos nesta política o nosso compromisso na proteção da sua privacidade. Tomamos todas as precauções para garantir a segurança das informações fornecidas, sempre respeitando as leis e normas aplicáveis às nossas atividades e adotando todos os padrões de segurança necessários.

A nossa Política de Segurança de dados apresenta, como objetivo de segurança da informação, as seguintes diretrizes:

  • Garantimos que a informação somente estará acessível para pessoas autorizadas;
  • Garantimos que a informação, armazenada ou em trânsito, não sofrerá qualquer modificação não autorizada, seja ela intencional ou não;
  • Garantimos que a informação deve estar disponível para usuários autorizados quando solicitado.





NOSSOS SERVIÇOS

Crédito Consignado Privado


O crédito consignado é a modalidade de empréstimo que oferece aos clientes as melhores taxas do mercado. Bastante popular entre pensionistas e funcionários públicos já há algum tempo, vem também se popularizando entre os colaboradores de empresas privadas. É uma operação muito segura e atraente para todas as partes: o funcionário compromete apenas a parcela de sua renda que cabe no bolso; a empresa conveniada se compromete a descontar o valor devido do funcionário e repassar para a financeira, não precisando assumir nenhum débito; e a financeira consegue oferecer taxas e condições melhores aos clientes por ter um menor risco de inadimplência.




Como contratar (tempo, quem pode e limite)?


O processo de contratação do crédito consignado Vigicred é bastante simples e prático. Você pode solicitar uma simulação através de qualquer canal de atendimento e nossa equipe prontamente irá lhe prestar todo o suporte necessário.

No entanto, existem alguns critérios que precisam ser atendidos para que possamos prosseguir com a contratação. O primeiro deles é que você deve ser colaborador de uma das empresas conveniadas com a VIgicred. É através desta parceria que conseguimos levar as melhores taxas e condições aos funcionários. Em segundo, você deve estar empregado por pelo menos seis meses. Este é um ponto importante, pois traz segurança ao empregado e ao empregador.

Outro detalhe é o valor de margem disponível para a contratação. Por lei, um colaborador pode comprometer até 35% da sua renda com crédito, sendo até 30% com um empréstimo consignado e 5% com cartão de crédito. Vale ressaltar que esta margem pode ser reduzida caso o colaborador tenha outros débitos descontados em folha, como pensão, cartões de benefícios ou contribuição sindical, por exemplo.




Quais os documentos necessários?


Para a simulação sem compromisso, é preciso o envio do último comprovante de renda, número de CPF e data de nascimento. Com estes dados já conseguimos avaliar qual a melhor taxa de juros, além do prazo e valor máximo disponível para empréstimo.

Já para a contratação do empréstimo, além dos documentos acima, são necessários também: documento com foto (RG, CNH, passaporte, CTPS ou carteira de registro profissional), comprovante de residência (com até 3 meses de emissão), comprovante bancário (da conta que irá ser creditado o valor) e uma selfie, que será solicitada no momento do preenchimento dentro do app.




Como baixar o app?


Você encontra o app nas lojas de aplicativos da Apple e do Google. Mas fique tranquilo: nosso atendimento irá orientá-lo no momento oportuno sobre como fazer o download e preencher as informações.




Como funcionam os pagamentos das parcelas?


Após a contratação do empréstimo, a parcela já virá descontada no contracheque, eliminando o risco de atraso por esquecimento ou a necessidade de qualquer outro tipo de boleto.




Como é o pagamento em caso de desligamento?


Quando o funcionário é desligado, por qualquer motivo que seja, ele perde o vínculo com a empresa e o empréstimo, que antes era consignado ao salário, passa a ser da modalidade de crédito pessoal. Neste caso, a financeira irá emitir os boletos referentes aos valores em aberto e disponibilizar ao cliente. Além disso, a empresa poderá destinar até 30% das verbas rescisórias para abatimento do saldo devedor do colaborador, contribuindo ainda mais para a redução da dívida.




Quais são as taxas de abertura de crédito?


Sempre que é feita uma operação de crédito, há alguns custos envolvidos e que são diluídos nas parcelas do empréstimo para que o cliente não precise desembolsar nenhum valor no ato da contratação. Estes valores são descritos em detalhes no contrato de crédito e ficam disponíveis no momento da assinatura para que você saiba exatamente o que está pagando.

Abaixo listamos as taxas envolvidas na contratação de um empréstimo consignado:

1. IOF

O IOF, ou Imposto Sobre Operações Financeiras, é um tributo federal cobrado sempre sobre operações de crédito, câmbio e seguros. Para a modalidade de crédito consignado os valores variam de 0,38% a 3%.

2. Juros

Basicamente, os juros representam o custo que será pago pelo valor recebido pelo empréstimo. É a maneira que financeira é remunerada por fornecer o crédito. Em geral, a taxa de juros aplicada na operação vai depender do tempo de empresa do colaborador, do valor de sua renda líquida e se existe alguma restrição de crédito em seu nome. Na Vigicred, as taxas de juros aplicadas são das mais baixas do mercado, partindo de 1,9% ao mês.

3. Taxa da Financeira

A Taxa da Financeira, ou Taxa de Abertura de Crédito (TAC), é um valor fixo cobrado pela financeira para cobrir os custos operacionais do processo de contratação do crédito consignado. Depósitos e TED, consultas aos órgãos de análise de crédito e confecção e envio dos contratos são alguns exemplos dos custos cobertos pela TAC. Em via de regra, o valor total é diluído nas parcelas do empréstimo.




Como indicar a minha empresa?


Caso a empresa que você trabalha ainda não tenha convênio com a Vigicred, fique tranquilo. Através dos nossos canais de comunicação você pode deixar seu nome e telefone e informar qual o nome da empresa que trabalha, juntamente com o nome do responsável pelo setor de RH. Com essas informações, nós entraremos em contato para fecharmos a parceria e disponibilizar o acesso aos nossos serviços.





JÁ SOU CLIENTE

Como funciona o pagamento das parcelas?


Na modalidade do crédito consignado, as parcelas já são descontadas mensalmente do seu salário. No seu contracheque estará indicado o empréstimo através da Vigicred e o valor da sua parcela. Este tipo de operação oferece segurança e tranquilidade a todos os envolvidos, além de proporcionar ao colaborador o acesso a melhores taxas de juros e condições de pagamento.




O que ocorre em caso de desligamento?


Em caso de demissão, o empregador pode destinar até 30% dos valores rescisórios para quitação parcial ou total do empréstimo. Caso ainda restem parcelas em aberto, o contrato é convertido de crédito consignado para um crédito pessoal, onde a financeira irá disponibilizar os boletos das parcelas restantes diretamente ao cliente. Há ainda possibilidade de contratação de seguro que possibilita a cobertura de até seis parcelas em aberto em caso de desligamento, diminuindo a dívida e facilitando ao cliente.




Como posso seguir o pagamento em caso de desligamento?


Após o desligamento, você receberá os boletos das parcelas restantes que a financeira irá emitir. O pagamento poderá ser feito em qualquer banco ou lotérica, da mesma forma que qualquer outra conta.




Receber via do contrato


Todo o processo de liberação do crédito é feito digitalmente através do app, de uma maneira simples, ágil e segura. No momento da efetivação, você receberá dentro do app uma via do seu contrato com todas as informações referentes ao seu empréstimo. Se todas as informações estiverem corretas, você poderá assinar digitalmente pelo próprio app. Ali também ficará disponível o seu contrato, para que você possa consultar sempre que surja alguma dúvida.




Qual o valor limite que posso retirar?


O valor máximo disponível para empréstimo é determinado pelo valor da parcela que cabe no seu bolso. No caso, o valor da prestação não pode ultrapassar 30% da sua renda. Sendo assim, quanto maior sua renda, maior será o valor liberado para seu empréstimo.

Além disso, temos um valor mínimo de empréstimo que é de R$ 300,00. As parcelas também não podem ter um valor inferior a R$ 80,00 cada.

Já os prazos de financiamento podem variar de 3 meses (mínimo) até 36 meses (prazo máximo).




É possível refinanciar uma dívida?


Caso você já tenha pago pelo menos 40% do saldo devido, é possível solicitar um refinanciamento do seu contrato. Neste caso, você pode ter acesso a uma nova margem de crédito, melhores taxas de juros e novos prazos de financiamento.




É possível retirar mais valor?


Através do refinanciamento de contrato é possível acessar novos valores de liberação de crédito. Você consegue refinanciar o saldo devedor, retirar um valor extra de crédito e ainda pagar parcelas menores do que as anteriores tendo um prazo mais longo de financiamento.




Como antecipar minha dívida antecipadamente?


Você pode solicitar a quitação antecipada do seu empréstimo através de um dos nossos canais de atendimento. Será enviado um boleto bancário com o valor do saldo devedor das parcelas restantes, descontado de uma parte dos juros devido à antecipação do pagamento.





SOU PARCEIRO VIGICRED

Por que ser parceiro Vigicred?


A Vigicred é especializada em fornecimento de crédito consignado para colaboradores das áreas de segurança patrimonial e serviços, atuando junto a diversas empresas do segmento. Por esse motivo, entendemos bem as dificuldades que elas lidam diariamente, quais pontos devem ser observados para que os problemas financeiros dos colaboradores não afetem a rotina corporativa. Através das soluções oferecidas pela Vigicred, conseguimos proporcionar mais tranquilidade para empregado e empregador, permitindo assim que todos mantenham o foco no mais importante para o seu negócio: produzir resultados.




Como ser parceiro?


Acessando o menu Empresa(inserir link: https://www.vigicred.com.br/empresa) na página inicial do nosso site, você terá acesso a todos os detalhes e orientações de como se tornar um parceiro Vigicred. Ali você também encontrará uma área para envio dos documentos necessários para efetivar o convênio de forma prática e rápida. Após o envio da documentação, em pouco tempo nosso time entrará em contato para dar continuidade no processo.

Caso ainda reste alguma dúvida, você pode nos chamar em qualquer um dos nossos canais disponíveis para contato.




Quais os documentos necessários?


O procedimento para cadastro inicial para convênio requer os seguintes documentos:

  • Contrato Social
  • Cartão CNPJ
  • Cópia do RG e do CPF do representante legal da empresa




Minuta de contrato


Nos links abaixo você tem acesso a todos os termos e documentos necessários para efetivação da parceria da sua empresa com a Vigicred:

Documentos necessários




Por que no contrato há também o nome de outra empresa?


Em nosso contrato você poderá encontrar o nome de outra empresa. Trata-se de uma de nossas parceiras financeiras que realizam o empréstimo. Como falamos anteriormente, somos uma fintech que trabalha como correspondente bancária de instituições financeiras. Buscamos as melhores condições para nossos clientes através de análise criteriosa das instituições que oferecem as melhores condições.




Como serão os descontos?


Sua empresa receberá, em até 5 dias antes do fechamento da folha de pagamento, a relação de todos os funcionários que no período anterior fizeram o crédito consignado com a Vigicred. De posse dessa relação, você confirmará se todas as informações estão corretas e poderá prosseguir com os respectivos descontos já no próximo pagamento. Como os boletos para pagamento dos empréstimos concedidos aos funcionários têm vencimento no dia 15 do mês, sua empresa ganha até 10 dias de fluxo de caixa neste processo.




Como receber os boletos para pagamento?


Os boletos são enviados por e-mail, sempre até o dia 10 de cada mês. O endereço do e-mail é definido pelo parceiro no momento de fechamento do contrato, porém pode ser alterado a qualquer momento.




O que fazer se eu não receber o boleto?


Se por algum motivo você não tiver recebido o boleto até o dia 10 do mês corrente, entre em contato conosco através de um dos canais disponíveis informando o ocorrido que nós providenciaremos o reenvio.





Entre em contato e descubra como é bom contar com a Vigicred

Obrigado pelo envio!